A Secretaria Municipal de Saúde de Caiçara do Rio do Vento vem desenvolvendo um trabalho intensivo de prevenção e combate à dengue. A campanha deste ano, tem sido intersetorial, envolvendo a Secretaria de Educação, de Assistência Social e de Infra-estrutura e Obras, e tem como principal objetivo educar e conscientizar a população para que entre junto no combate.
A campanha dar-se-á de forma contínua e permanente, devido à gravidade da situação na qual encontra-se na região com um grande número de focos de dengue, e conseqüentemente, de pessoas infectadas pela doença.
O município conta com uma equipe de endemias, composta por cinco agentes, que realiza, ao ano, o mínimo de seis ciclos de trabalho direcionado ao combate à dengue. Durante esses ciclos, são colhidas as amostras das larvas do mosquito encontradas nos imóveis e mandadas para análise laboratorial para investigação de infestação das mesmas. Os agentes também são responsáveis pelo uso do Diflubenzuron, um produto usualmente colocado nas caixas e tanques de armazenamento de água, para e eliminação das larvas do Aedes Aegypthi.
Entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março, foi realizado o primeiro Mutirão de Combate ao Dengue, pela Equipe de Saúde da Família e agentes de endemias, que desenvolveram um trabalho de Educação em Saúde, passando pelas residências da zona urbana da cidade, e conscientizando a população quanto a importância da sua participação. Dentro dos quintais das residências foi possível identificar e mostrar aos donos das mesmas, materiais que podiam acumular água e trazer risco para a saúde da sua família e do seu bairro, orientando assim, para que fossem retirados. Os entulhos encontrados foram recolhidos pelo carro do lixo, que durante os dias da ação, passou mais vezes que o de costume, para que fosse recolhido todo o lixo das casas.
A segunda fase da campanha, será realizada na zona rural da cidade, contando com a participação da Secretaria de Educação e de Assistência Social, desenvolvendo trabalhos educativos nas escolas, envolvendo os alunos da rede pública de ensino e componentes do PROJOVEM e PETI, para que também entrem no combate à dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde realizará capacitação sobre dengue, direcionada aos profissionais da educação, para que estes possam trabalhar o tema dentro das salas de aula, desde o ensino fundamental até o EJA.
A população terá acesso à informações através de recursos audiovisuais, durante as esperas por atendimento médico na Unidade Mista de Mãe Tonha e no blog da Secretaria Municipal de Saúde, criado para levar informações gerais da situação da saúde do município, além de palestras educativas, folders e cartazes informativos distribuídos pela Equipe de Saúde da Família.