sábado, 19 de março de 2011

Ações desenvolvidas no município de combate a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Caiçara do Rio do Vento vem desenvolvendo um trabalho intensivo de prevenção e combate à dengue. A campanha deste ano, tem sido intersetorial, envolvendo a Secretaria de Educação, de Assistência Social e de Infra-estrutura e Obras, e tem como principal objetivo educar e conscientizar a população para que entre junto no combate.
A campanha dar-se-á de forma contínua e permanente, devido à gravidade da situação na qual encontra-se na região com um grande número de focos de dengue, e conseqüentemente, de pessoas infectadas pela doença.
O município conta com uma equipe de endemias, composta por cinco agentes, que realiza, ao ano, o mínimo de seis ciclos de trabalho direcionado ao combate à dengue. Durante esses ciclos, são colhidas as amostras das larvas do mosquito encontradas nos imóveis e mandadas para análise laboratorial para investigação de infestação das mesmas. Os agentes também são responsáveis pelo uso do Diflubenzuron, um produto usualmente colocado nas caixas e tanques de armazenamento de água, para e eliminação das larvas do Aedes Aegypthi.
Entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março, foi realizado o primeiro Mutirão de Combate ao Dengue, pela Equipe de Saúde da Família e agentes de endemias, que desenvolveram um trabalho de Educação em Saúde, passando pelas residências da zona urbana da cidade, e conscientizando a população quanto a importância da sua participação. Dentro dos quintais das residências foi possível identificar e mostrar aos donos das mesmas, materiais que podiam acumular água e trazer risco para a saúde da sua família e do seu bairro, orientando assim, para que fossem retirados. Os entulhos encontrados foram recolhidos pelo carro do lixo, que durante os dias da ação, passou mais vezes que o de costume, para que fosse recolhido todo o lixo das casas.
A segunda fase da campanha, será realizada na zona rural da cidade, contando com a participação da Secretaria de Educação e de Assistência Social, desenvolvendo trabalhos educativos nas escolas, envolvendo os alunos da rede pública de ensino e componentes do PROJOVEM e PETI, para que também entrem no combate à dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde realizará capacitação sobre dengue, direcionada aos profissionais da educação, para que estes possam trabalhar o tema dentro das salas de aula, desde o ensino fundamental até o EJA.
A população terá acesso à informações através de recursos  audiovisuais, durante as esperas por atendimento médico na Unidade Mista de Mãe Tonha e no blog da Secretaria Municipal de Saúde, criado para levar informações gerais da situação da saúde do município, além de palestras educativas, folders e cartazes informativos distribuídos pela Equipe de Saúde da Família.  

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dicas de prevenção a dengue

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.


Entregue seus pneus velhos,
ao serviço de limpeza urbana
ou guarde-os sem água em
locais cobertos e abrigados
da chuva.
Coloque o lixo em sacos
plásticos e mantenha
a lixeira bem fechada.
Não jogue lixo em
terrenos baldios.
Mantenha a caixa d´agua
sempre fechada com
tampa adequada.
Guarde garrafas,
sempre de cabeça
para baixo.
Remova folhas, galhos
e tudo que possa impedir
a agua de correr pelas calhas.
Se tiver vasos de plantas
aquáticas, troque a água e
lave o vaso principalmente
por dentro com escova, água e
sabão, pelo menos uma vez
por semana.
Lave semanalmente por
dentro com escovas e sabão
os tanque utilizados para armazenar água.

Mantenha bem tampado
tonéis e barris de água.
Encha de areia até
a borda os pratinhos
dos vasos de planta.









segunda-feira, 7 de março de 2011

Durante o Carnaval Caiçara conta com a equipe completa de plantonistas durante às 24hs

O prefeito Etinho preocupado em garantir maior segurança aos seus municípes durante o carnaval, contratou médico para atuar na unidade mista Mãe Tonha como plantonista durante 24 horas, no período de Sábado a quarta-feira de cinzas. 

Nesse período de festas, aumenta o número de ocorrências devido a ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente no nosso município que é cortado pela BR - 304.

sábado, 5 de março de 2011

Secretaria Municipal de Saúde distribui preservativos para o Carnaval





A secretaria Municipal de Saúde vai distribuir um mil e quinhentos preservativos durante o período carnavalesco, inclusive nos ônibus que a prefeitura disponibilizou para transportar os foliões para a cidade de lajes.


Dicas úteis

O uso do preservativo é item obrigatório, não só no Carnaval, mas durante todos os dias do ano. Quem usa corretamente a camisinha previne a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, como aids, sífilis, herpes, gonorréia, hpv e hepatites B e C. Além disso, o preservativo evita a gravidez indesejada.

Para quem vai cair na folia, vale a máxima: “Se for dirigir, não beba”. Desde junho de 2008 vigora em todo país a Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro e proíbe o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículo


Também vale lembrar que o álcool é um poderoso desidratador, ou seja: beber só cerveja não mata a sede. Prefira água mineral, sucos e bebidas isotônicas. Isso garante os quatro dias de festa e evita a ressaca na quarta-feira de cinzas.